13 abril 2011

GEO I - Correção da questão da UFG (pedido) e Lista de exercícios online (pedido)

Um estudante no qual não me recordo o nome, me pediu para comentar sobre a questão de movimentos da Terra que caiu no início do ano. Eu irei corrigir na sala, mas aqui já adianto:

QUESTÃO 55 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Observe as figuras a seguir.




























Disponível em: <http://www.novaterraesoterico.blogspot.com>.
Ilustração esquemática, sem escala. Acesso em: 18 set. 2010.
[Adaptada]

Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a linha do equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidência do sol três meses após a situação ilustrada na Figura 1. A Figura 1 representa o:

(A) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
(B) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
(C) equinócio de outono no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
(D) solstício de verão no hemisfério norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
(E) solstício de inverno no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.

Esta é uma questão que envolve nossos conhecimentos sobre os movimentos da Terra, mais precisamente sobre Translação. Primeiramente é necessário saber o que é Equinócio e o que é Solstício.

O Solstício é o momento da Translação em que a Terra recebe luz e calor de forma desigual nos Hemisférios. 


Já o Equinócio é o momento da translação em que a Terra recebe luz e calor de forma igual nos Hemisférios.

Em segundo lugar é necessário ter uma pequena noção dos termos matemáticos: oblíquo e perpendicular.

Duas retas concorrentes que não formam ângulos retos entre si são chamadas de oblíquos. 
As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam ângulos de 90 graus.

Em terceiro lugar é necessário você ter uma noção de quando ocorrem as Estações do Ano no Hemisfério Sul.

Lembre-se que as Estações do Ano geralmente se iniciam nos dias 21 a cada três meses.
Então seria assim:

Verão: 21 de dezembro a 21 de março
Outono: 21 de março a 21 de junho
Inverno: 21 de junho a 21 de setembro
Primavera: 21 de setembro a 21 de dezembro

RESPOSTA:


O enunciado pede para que você responda qual a alternativa descreve corretamente o ponto A na figura 1.

Em primeiro lugar podemos identificar que a Figura 1 trata-se de um equinócio, pois os raios solares incidem de forma igual nos dois Hemisférios. Logo, eliminamos as alternativas D e E.
Neste momento já sabemos que o ponto A está no Hemisfério Sul, porque todas as afirmativas restantes nos falam isso.

Depois observamos que os raios solares atingem o Equador de forma Perpendicular, pois formam 90º. Dessa forma eliminamos a alternativa A.

Agora a parte mais difícil. Repare na legenda que a data em que essas imagens foram recolhidas foi dia 18 de SETEMBRO de 2010. Logo, a imagem acessada nesta data estava em um solstício de inverno. Então, a imagem retirada nesta data é a Figura 2. O enunciado diz que a Figura 1 ocorreu 3 meses antes da 2. Se a Figura 2 estava no dia 18 de SETEMBRO, significa que a Figura 1 estava no dia 18 de JUNHO. Sabemos que até o dia 21 de junho a Estação do Ano no Hemisfério Sul é o OUTONO.

Então, a resposta correta é a alternativa C.


LISTA ONLINE
Caso queira a Lista de exercícios entregue na última aula no seu computador baixe em um dos links abaixo:



Até Mais!

11 comentários:

  1. Adorei a esplicação.
    Estou estudando toda essa prova da UFG seleção de 2011 onde essa pergunta cai na Materia de Geografia, e sinceramente estava muito confusa ja que não conseguia saber qual era a resposta. Agradeço não so pela resposta que é a C mais sim que você explicou os motivos e etc (equinocio, Solstício,oblíquos,perpendiculares) . ÓTIMO!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a explicação!

    ResponderExcluir
  3. Nao gostei de uma coisa: como poderia afirmar que a figura 2 ocorreu na data 18 de setembro?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, explicação bem detalhada.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, ótima explicação! Não estava entendendo justamente quanto a parte mais difícil, em qual equinócio era, mas a explicação foi bem detalhada,consegui entender. obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Putz, que professor fera! Valeu pela explicação perfeita. Pesquisei em mil sites e só entendi completamente com a sua explicação. Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  7. na verdade a ultima parte, e mais dificil, não tem relação com a data 18 de setembro, mas sim se explica pelo fato da figura 2 estar com o globo voltado com seu norte para o sol, então só pode ser solstício de verão no norte. 3 meses antes seria primavera, no hemisfério norte e não no sul. As estações são trocadas: quando no norte é primavera no sul é outono e vice versa. A unica opção que diz que a figura 1 seria equinócio de outono é a letra C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Valeu por complementar. Não tem como afirmar que a data de acesso da figura corresponde ao dia de ocorrência do evento.

      Excluir
  8. Na verdade pode se usar uma outra forma de interpretação. observando a iluminação dos raios solares na Terra, conclui que a figura 2 representa um solstício de verão no hemisfério norte e um solstício de inverno no hemisfério sul, logo a figura 1 é um equinócio. Sendo assim, elimina-se as opções D e E. como as opções que ficaram remetem somente ao hemisfério sul, e na figura 2 no hemisfério sul é solstício de inverno, logo três meses antes no hemisfério sul ocorre o equinócio de outono.

    ResponderExcluir
  9. Bacana gostei. Uma pergunta, na figura 2 a incidência de raios ao sul é menor que ao norte. Logo será inverno no sul e verao no norte? Se sim, não precisa saber a data, pois antes do inverno vem o outono da figura 1.

    ResponderExcluir
  10. Perfeita abordagem e explicações, muito bom mesmo. Exemplo de didática. Parabéns.

    ResponderExcluir