Biblioteca

DIDÁTICOS:

SCHNEEBERGER, C.A; FARAGO, L.A. Minimanual Compacto de Geografia do Brasil: Teoria e Prática. São Paulo: Rideel, 2003. 
http://www.4shared.com/document/IlJ3M1To/Geografia_do_Brasil.html


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Geografia: Ensino Médio. Curitiba: SEED-PR, 2006.
http://www.4shared.com/document/IwXF733Z/Geografia_Paran.html


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2010: Geografia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009. 216p.
http://www.4shared.com/document/ci3sYLJr/livro_geografia_PNLD.html


Material de Estudo de Geografia.
http://www.4shared.com/file/x6dyJ409/Material_de_estudo_para_vestib.html
GEOGRAFIA


JOSUÉ DE CASTRO - Geografia da Fome: o Dilema Brasileiro: pão ou aço.
http://www.4shared.com/document/quCmh0X2/Geografia_da_Fome_-_Josu_de_Ca.html
Josué de Castro publica sua obra de maior repercussão, Geografia da fome, que veio a ser traduzida em mais de 25 idiomas. Este livro, de 1946, é uma referência fundamental no estudo do tema, e logo foi reconhecido com o Prêmio Pandiá Calógeras, da Associação Brasileira dos Escritores e com o Prêmio José Veríssimo, da Academia Brasileira de Letras. Assim, Josué explica o objetivo de seu trabalho:
"Neste nosso ensaio de natureza ecológica tentaremos, pois, analisar os hábitos alimentares dos diferentes grupos humanos, ligados a determinadas áreas geográficas, procurando, de um lado, descobrir as causas naturais e as causas sociais que condicionaram o seu tipo de alimentação, com suas falhas e defeitos característicos, e, de outro lado, procurando verificar até onde esses defeitos influenciam a estrutura econômico-social dos diferentes grupos estudados. Assim fazendo, acreditamos poder trazer alguma luz explicativa a inúmeros fenômenos de natureza social até hoje mal compreendidos por não terem sido levados na devida conta os seus fundamentos biológicos". (skoob.com.br/livro/15081-geografia-da-fome)

MILTON SANTOS - A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção.
http://www.4shared.com/document/-SFrfgtw/A_natureza_do_espao_-_Santos_M.html
Para Milton Santos, o espaço é um conjunto indissociável de sistemas de objetos e de sistemas de ações e é com base nessa idéia e nas noções de técnica e de tempo, de razão e de emoção, que nos propõe a construção de um sistema de pensamento que busca entender o espaço geográfico. Levando em conta a nova realidade trazida pelo processo de globalização que se instalava à época, o geógrafo Milton Santos buscou auxílio na história, na filosofia, na sociologia e em outras disciplinas humanas e sociais, para propor esta teoria geral do espaço humano. Passados vários anos desde sua primeira edição, A Natureza do Espaço ainda traz grande interesse para geógrafos e profissionais ligados às questões urbanas, dada a riqueza da análise deste geógrafo de renome internacional. (http://www.skoob.com.br/livro/11258-a-natureza-do-espaco)

MILTON SANTOS - Por Uma Outra Globalização: do pensamento único à comunicação universal.
No livro, o geógrafo milton santos que foi e continua sendo umas das mentes mais iteligentes e respetavel do brasil, defende a idéia de que é preciso uma nova interpretação do mundo contemporâneo, uma análise multidisciplinar, que tenha condições de destacar a ideologia na produção da história, além de mostrar os limites do seu discurso frente à realidade vivida pela maioria dos países do mundo. (http://www.skoob.com.br/livro/6775)

MILTON SANTOS - Técnica, Espaço e Tempo: Globalização e meio técnico-científico-informacional.
Publicado no início dos anos de 1990 esse livro apresenta rigorosos ensaios de método voltados à compreensão das novas dinâmicas da sociedade e do território: os espaços da globalização e suas contradições no campo e na cidade... (http://www.skoob.com.br/livro/58368)

MARIA E. B. SPOSITO - Capitalismo e Urbanização: Núcleos Urbanos na História Revolução Industrial e Urbanização a Cidade Moderna: Para Onde?
http://www.4shared.com/document/Qz71Cmm8/Maria_Encarnao_Beltro_Sposito_.html
Para entender a cidade, delinear os processos de sua organização e explicar a extensão do fenômeno urbano em nossa época, CAPITALISMO E URBANIZAÇÃO analisa o histórico dos aglomerados humanos da Antigüidade aos dias de hoje. Em linguagem acessível, concentra-se também na cidade contemporânea, examinada dentro do contexto capitalista, em seus aspectos físicos e sociais, destacando questões específicas dos países em desenvolvimento (como o nosso). Ilustrado com tabelas, gráficos e plantas, o livro fornece um excelente retrato da urbanização para estudantes e pesquisadores da área de Geografia, além de todos os que se interessam pela complexidade da vida nas cidades. (http://www.skoob.com.br/livro/138405)

FRANCISCO CORREA WEFFORT (Org.). - Os Clássicos da Política: Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau, "O Federalista".
http://www.4shared.com/document/TRHbWopH/Os_clssicos_da_poltica_vol_1.html
Este primeiro volume de "Os Clássicos da Política" reúne personagens que acompanharam a formação do Estado moderno, processo que durou séculos na história européia. O leitor encontra aqui textos fundamentais para a compreensão do pensamento de Maquiavel e de sua dura visão sobre o poder, no século XVI: de Hobbes e Locke, testemunhas da Inglaterra conturbada e revolucionária do século XVII; de Montesquieu, admirador da política liberal inglesa sob o absolutismo francês do século XVIII; de Rousseau, precursor do pensamento democrático moderno e inspirador dos ideais da Revolução Francesa; de Madison, Hamilton e Jay. Defensores da Constituição dos Estados Unidos da América de 1787. (http://www.skoob.com.br/livro/234-os-classicos-da-politica-volume-1)

FRANCISCO CORREA WEFFORT (Org.) - Os Clássicos da Política: Burke, Kant, Hegel, Tocqueville, Stuart Mill, Marx.
http://www.4shared.com/document/y36LKoiE/Os_clssicos_da_poltica_vol_2.html
Os dois volumes de Os Clássicos da Política, organizados por Francisco C. Weffort, com a colaboração dos professores da área de ciência política da Universidade de São Paulo, reúnem textos de pensadores cujas idéias sobreviveram ao seu próprio tempo. No segundo volume, são apresentados os passos fundamentais do pensamento político no século XIX: Burke, Kant, Hegel, Tocqueville, Stuart Mill e Marx. Os dois volumes cumprem a função de introduzir o leitor nos temas essenciais da teoria política clássica, que têm como ponto comum a construção do Estado-Nação. (http://www.skoob.com.br/livro/235-os-classicos-da-politica-volume-2)

NICOLAU MAQUIAVEL - Escritos Políticos, A Arte da Guerra.
http://www.4shared.com/document/L7FLEeS8/MAQUIAVEL-_Escritos_polticos_A.html
Com pensamento agudo e mente lógica, Maquiavel entrou para a história com seus conceitos de conquistas e poder. Escritos Políticos é uma coleção de seus principais textos sobre o assunto, universalmente lidos e estudados. Em A Arte da Guerra o autor preconiza a extinção de forças armadas permanentes, por ameaçarem a Re-pública, e a criação de milícias populares. (http://www.skoob.com.br/livro/4782-escritos-politicos-a-arte-da-guerra)

TÂNIA QUINTANEIRO; MARIA L. O. BARBOSA; MÁRCIA G. M. OLIVEIRA - Um toque de clássicos: Marx, Durkheim, Weber.
Um toque de clássicos é uma introdução à sociologia de Karl Marx, Émile Durkhein e Max Weber, através do estudo de tópicos fundamentais de suas obras. O livro torna acessível ao leitor não familiarizado com o pensamento desses autores os conceitos básicos de seus sistemas teóricos, sem cair em simplificações fáceis ou em distorções ideológicas. Oferece, assim, uma visão de conjunto, que amplia o foco da análise de forma a incluir não apenas a produção mais conhecida, mas também textos menos divulgados, que são apresentados e discutidos de maneira clara e didática. (http://jus-operandi.blogspot.com/2009/10/um-toque-de-classicos-marx-durkheim-e.html)

JOHN LOCKE - Segundo Tratado Sobre o Governo Civil e Outros Escritos.
Este livro é uma das obras fundamentais do liberalismo político moderno. Partindo da análise do que seria o “estado de natureza”, discute a origem, a organização e os fins da sociedade política e do governo. (http://www.skoob.com.br/livro/8696)

FRIEDRICH ENGELS - Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico.
O socialismo moderno é, em primeiro lugar, pelo seu conteúdo, fruto do reflexo na inteligência, por um lado dos antagonismos de classe que imperam na moderna sociedade entre possuidores e despossuídos, capitalistas e operários assalariados, e, por outro lado, da anarquia que reina na produção. Pela sua forma teórica, porém, o socialismo começa a apresentar-se como uma continuação, mais desenvolvida e mais conseqüente, dos princípios proclamados pelos grandes pensadores franceses do século XVIII. Com toda a teoria nova, o socialismo, embora tivesse suas raízes nos fatos econômicos, teve de ligar-se, ao nascer, às idéias existentes. (http://www.skoob.com.br/livro/73786-do-socialismo-utopico-ao-socialismo-cien)

MICHEL CHOSSUDOVSKY - Guerra e Globalização: Antes e Depois de 11 de setembro de 2001.
http://www.4shared.com/document/WSsppN2O/MICHEL_CHOSSUDOVSKY_-_Guerra_e.html
Por trás da "campanha contra o terrorismo" esconde-se a militarização de grandes regiões do mundo, o que levará à consolidação do que poderia ser descrito como um "império estadunidense". A partir de 1999, com a guerra na Iugoslávia, formou-se um eixo militar anglo-americano, baseado na estreita cooperação entre Grã-Bretanha e Estados Unidos, em assuntos de defesa, política externa e inteligência. O objetivo dessa guerra é "recolonizar", não apenas a China e os países do antigo bloco soviético, mas também o Irã, o Iraque e a Índia. (http://www.skoob.com.br/livro/65605)

ERIC HOBSBAWM - Era dos Extremos: Breve Século XX 1914-1991.
http://www.4shared.com/document/NVfpzDwl/Eric_Hobsbawm_-_Era_dos_exterm.html
Eric Hobsbawm, um dos maiores historiadores da atualidade, dá seu testemunho sobre o século XX: "Meu tempo de vida coincide com a maior parte da época de que trata este livro", diz ele na abertura, "por isso até agora me abstive de falar sobre ele". Neste livro fascinante, porém, ele abandona seu silêncio voluntário para contar, em linguagem simples e envolvente, a história da "era das ilusões perdidas". (http://www.skoob.com.br/livro/2796-era-dos-extremos)


GEORGE WOODCOCK - História da Ideias e Movimentos Anarquistas. vol.1
http://www.4shared.com/document/wVMj8efe/Historia_das_ideias_e_moviment.html
Este é um dos livros mais completos e esclarecedores sobre as origens e a história do movimento Anarquista através dos tempos.Obra fundamental para o conhecimento da doutrina Anarquista, desde seu nascimento até sua expressão como movimento, expondo o pensamento de seus principais teóricos como Proudhon, Bakunin, Kropotkin, Godwin, Stirner, Tolstoi entre outros. (http://www.skoob.com.br/livro/3424/)

GEORGE WOODCOCK - História da Ideias e Movimentos Anarquistas. vol.2
2° volume da série "História das Idéias e Movimentos Anarquistas", este livro conta as especificidades do Anarquismo, dependendo do país em que se desenvolveu, como França, Espanha, Itália, Rússia, Reino Unido, EUA, norte da Europa e América Latina. (http://www.skoob.com.br/livro/3431/)

NICOLAU MAQUIAVEL - O Príncipe.
http://www.4shared.com/document/Tb8BNP5o/Maquiavel_-_O_Principe.html
O príncipe é um livro que não sai de moda. Mais do que um best-seller, ele é um clássico. Surgem novas edições e grandes estadistas encontram nesta obra suas virtudes literárias e estratégicas. Silvio Berlusconi, presidente do Conselho de Ministros da República italiana, apresentava assim esta obra, ao dá-la como presente de Natal para amigos e colaboradores em 1992: "O Príncipe é o primeiro clássico do pensamento político moderno, referência durante gerações para estadistas e diplomatas. A obra foi concebida como um conjunto de reflexões do autor sobre a arte de conquistar e conservar o poder em um principado." (http://www.skoob.com.br/livro/379-o-principe)

KARL MARX - O Capital - Crítica da Economia Política. vol 1.
http://www.4shared.com/document/WP9JYPRr/Marx_-_O_Capital_-_Crtica_da_E.html
Neste livro, com plena maturidade intelectual, Marx aprofunda e sistematiza a análise crítica, já presente no Manifesto , das formas de sociabilidade que caracterizam o mundo moderno. (http://www.skoob.com.br/livro/2922-o-capital-livro-i-vol-1)


KARL MARX - O Capital - Crítica da Economia Política. vol 2.
http://www.4shared.com/document/VK6pRO2_/Marx_-_O_Capital_-_Crtica_da_E.html
O Capital trata-se, certamente, da obra mais importante do grande pensador, a cuja redação ele dedicou a maior parte de sua vida. É neste livro que, com plena maturidade intelectual, Marx aprofunda e sistematiza a brilhante análise crítica, já presente no Manifesto, das formas de sociabilidade que caracterizam o mundo moderno. O Capital não é simplesmente um livro de economia. Graças ao emprego do método dialético, que privilegia o ponto de vista da totalidade, a obra tem como objeto a reconstrução das principais determinações da vida social global dos homens. (http://www.skoob.com.br/livro/19356-o-capital-livro-i-vol-2)

V. I. LENIN - O Estado e a Revolução.
http://www.4shared.com/document/KuZqW5gr/Lenin_V_I_-_O_Estado_e_a_Revol.html
Em O Estado e a revolução, Lenin, a partir dos textos de Marx e Engels, discute qual a atitude que os bolcheviques deveriam ter diante do Estado burguês e que tipo de Estado deveria ser construído pelos trabalhadores. Em A Revolução proletária e o renegado Kautsky, polemiza com o principal dirigente da social-democracia alemã mostrando que a perspectiva socialista é a da destruição do Estado burguês e não sua conquista por dentro. (http://www.skoob.com.br/livro/138180-o-estado-e-a-revoluo-a-revoluo-pro)


V. I. LENIN - Que Fazer?
http://www.4shared.com/document/NFPlZI1H/Lenin_V_I_-_Que_Fazer.html
Em que medida a obra de Lenin ainda dialoga com nossa realidade? Na opinião de Atílio Borón, a situação política do início do século XXI exige uma releitura séria, crítica e criativa da obra de Lenin, cuja pertinência se reafirma quando se examinam acontecimentos recentes da América Latina... (http://www.skoob.com.br/livro/82603-que-fazer)

BENITO MUSSOLINI - O Estado Corporativo.
http://www.4shared.com/document/J0xD89ju/Mussolini_Benito_-_O_Estado_Co.html

THOMAS HOBBES - Leviatã.
http://www.4shared.com/document/56hoHjwn/Thomas_Hobbes_-_Leviata.html
Pode-se dizer que o Leviatã, de Hobbes, é a maior obra de filosofia política da língua inglesa. Escrito em um período de grande agitação política (Hobbes viveu durante o reinado de Carlos I, as Guerras Civis, a República e o Protetorado, e a Restauração), o Leviatã é um argumento a favor da obediência à autoridade fundado na análise da natureza humana.
Desde sua publicação, em 1991, a edição do Leviatã organizada por Richard Tuck foi reconhecida como a de maior precisão e autoridade. A presente tradução baseia-se na nova edição revista pelo professor Tuck, que inclui um texto introdutório muito ampliado que servirá para os estudantes não-familiarizados com Hobbes como uma introdução acessível e convincente a este livro desafiador. (
http://www.skoob.com.br/livro/10832-leviata)

Em O Contrato Social (1762), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) faz uma dura crítica ao absolutismo e ao feudalismo, dois sistemas políticos ou males que afligiram a Europa durante séculos. A crítica não é direta, mas apresentada sob a forma de nova constituição do Estado, em que todas as mazelas dos sistemas políticos devem ser eliminadas, em que devem ser pensados sob novo prisma o próprio poder, a liberdade, a religião, a organização social, a representatividade de toda a sociedade na divisão da administração pública e outros temas políticos e sociais impensáveis na época. Rousseau privilegia sobretudo um espaço participativo do povo, antes considerado uma massa importante apenas enquanto sustentava por sua produtividade uma elite que governava visando unicamente os próprios interesses. Dá, portanto, outra dimensão ao povo esquecido, confere limites ao poder soberano e coloca nas mãos desse povo esquecido um poder que nunca tivera, o das eleições.  (http://www.skoob.com.br/livro/143955-o-contrato-social)

HANNAH ARENDT - As Origens do Totalitarismo.
http://www.4shared.com/document/FJrd3EZI/HANNAH_ARENDT_As_origens_do_to.html
Escrita em 1951, esta obra trouxe um contributo fundamental para a compreensão do totalitarismo, tanto no caso soviético com a luta de classes, como no nazismo com a luta de raças. Hannah Arendt apresenta um quadro completo da organização totalitária, a sua implantação, a propaganda, o modo como manipula as massas e se apropria do Estado com vista à dominação total. A sua crítica da razão governamental totalitária ainda hoje é pertinente, numa época onde vigoram regimes com estas características e, mais do que isso, num terreno onde a democracia liberal não afastou por completo os vestígios de uma ideologia de terror que torna o homem supérfluo. Com a sua lúcida análise, percebemos por que motivo o campo [de concentração] se encontra no âmago do totalitarismo.
No final Arendt deixa uma «profecia» desconcertante: «As soluções totalitárias podem muito bem sobreviver à queda dos regimes totalitários sob a forma de forte tentação que surgirá sempre que pareça impossível aliviar a miséria política, social ou económica de um modo digno do homem. (
http://www.skoob.com.br/livro/31727)


NATALIA VIANA - Plantados no Chão - Assassinatos Políticos no Brasil Hoje.
http://www.4shared.com/document/7prchoZw/Natalia_Viana_-_Plantados_no_c.html
Um livro reportagem. Um testemunho e um grito por justiça para os movimentos populares.
No dia 1º de janeiro de 2003, mais de 150 mil pessoas foram às ruas de Brasília para celebrar um acontecimento histórico para a democracia brasileira: a posse do primeiro líder popular de esquerda a assumir a Presidência da República. Em meio ao mar de bandeiras vermelhas que se espalhava pela Esplanada dos Ministérios, a chegada do novo Presidente parecia o prenúncio de um novo tempo para os movimentos sociais. No entanto, passadas mais de duas décadas desde o final do último governo ditatorial no Brasil, uma herança sinistra dos tempos da repressão ainda assombra o país. O assassinato de lideranças populares, uma triste realidade que os últimos anos de evolução e alternância democrática não foram capazes de mudar, permanece uma prática constante, exigindo até mesmo uma redefinição do conceito tradicional de crime político.
Somente entre os anos de 2003 e 2006 - o período abordado aqui -, foram mais de duzentos casos. E é deles que trata este livro. Plantados no Chão é um tributo a todos aqueles que morreram em defesa não apenas dos próprios ideais, mas também dos direitos de toda uma parcela da população. E é também uma denúncia: embora não sejam mais cometidos abertamente por agentes do Estado, os assassinatos políticos ainda são comuns em todo o território nacional. Sob pretextos diversos, que vão do puro e simples acerto de contas até disputas pelo poder, verdadeiros atentados contra a liberdade de mobilização e organização do povo brasileiro vão se sucedendo dia após dia. Diante desse cenário, mais do que nunca, é preciso questionar: até que ponto existe democracia em um país que permite que seus líderes sejam mortos impunemente?
´´A morte de um líder não é simplesmente a eliminação de uma pessoa inconveniente, mas um golpe contra a esperança. Contra o futuro.´´ (
http://www.skoob.com.br/livro/37850)


ANTONIO GRAMSCI - Os Intelectuais e a Organização da Cultura.
http://www.4shared.com/document/lYGEOrkp/Antonio_Gramsci_-_Os_Intelectu.html
Partindo da tese de que as classes sociais criariam seus "intelectuais orgânicos", Gramsci reforça o papel crucial da vanguarda revolucionária nos processos de transformação político-sociais. (http://www.skoob.com.br/livro/44109)


CARLOS AMORIM - Comando Vermelho: A História Secreta do Crime Organizado.
http://www.4shared.com/document/Mm6BFN5S/Carlos_Amorim_-_Comando_Vermel.html
A reportagem de Carlos Amorim revela o que realmente é o Comando Vermelho: um filhote da ditadura militar. Criado na cadeia onde a repressão jogou, juntos, presos políticos e comuns, cresceu no vazio político e social ao qual o capitalismo selvagem relegou a grande massa, o povo das favelas, da periferia. Filho da perversa distribuição de renda, da falta de canais de participação política para esse povo massacrado, o Comando Vermelho pôde parodiar impunemente as organizações de esquerda da luta armada, seu jargão, suas táticas de guerrilha urbana, sua rígida linha de comando. E o que é pior: com sucesso. A cada capítulo, desde o início, o leitor se convence do irremediável: o Comando Vermelho não é um caso de polícia. É um câncer político. (http://www.skoob.com.br/livro/15924-comando-vermelho)


JOSEPH A. SCHUMPETER - Capitalismo, Socialismo e Democracia.
http://www.4shared.com/document/aNKHM9Qo/Capitalismo_Socialismo_e_Democ.html
Como um médico que faz um diagnóstico negativo mas não deseja o mal a seu paciente, Schumpeter discute como a prosperidade gerada pelo capitalismo permite a criação de uma grande classe de pessoas – os intelectuais – que se dedica justamente a condenar o capitalismo e tentar destruí-lo. Um diagnóstico muito diferente do de Marx, cuja exposição ocupa boa parte da obra. (http://www.skoob.com.br/livro/179614)


MANUEL CASTELLS; GUSTAVO CARDOSO (Orgs.) - Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Ação Política.
http://www.4shared.com/document/2wYWCWo8/Sociedade_em_Rede_-_Manuel_Cas.html
Escrito por um dos maiores cientistas sociais da atualidade, a trilogia A Era da Informação: economia, sociedade e cultura, procura esclarecer a dinâmica economica e social das transformações na cultura da mídia. Baseado em pesquisas feitas no Estados Unidos, Ásia, América Latina e Europa, Castells procura formular uma teoria que dê conta dos efeitos fundamentais da tecnologia da informação no mundo contemporâneo, examinando os seus efeitos e implicações na vida urbana, na política global e na natureza do tempo. (http://www.skoob.com.br/livro/312)


MANUEL CORREIA DE ANDRADE - A Questão do Território no Brasil.
http://www.4shared.com/document/JQ7fwaK6/Manuel_Correia_de_Andrade_-_A_.html
A questão do territorio. A ocupação territorial e a evoluçao das cidades e vilas brasileras(séc.XVI e XVII). Pecuária e produção de alimentos no período colonial. A questão da terra na primeira república. Vida camponesa: cultura e tradição. Sociedade e reforma agrária no Brasil. Os meios de comunicação e o problema do separatismo no Brasil. O ideal fascista e a colônia italiana no norte e nordeste do Brasil. A atualidade do pensamento de Josué de Castro. O norte e o nordeste na obra de Orlando Valverde. (http://www.skoob.com.br/livro/94423)

JEAN-JACQUES ROUSSEAU - A Origem das Desigualdades Entre os Homens.
NOAM CHOMSKY - O Que o Tio Sam Realmente Quer.
NOAM CHOMSKY - A Nova Guerra Contra o Terror.
NOAM CHOMSKY - O Lucro ou as Pessoas? Neoliberalismo e a Ordem Global.
http://www.4shared.com/document/FE_by_cR/Noam_Chomsky_-_Lucro_ou_as_pes.html
Neste livro, Chomsky revela peremptoriamente as razões pelas quais o neoliberalismo não pode ser considerado uma novidade. Para ele, trata-se simplesmente de uma versão moderna da opressão dos happy few sobre a grande maioria da sociedade, que têm os seus direitos civis e políticos esmagados. A ordem neoliberal gerou imensas crises políticas e econômicas no Sudoeste da Ásia, Leste da Europa e América Latina. A qualidade de vida em nações desenvolvidas da Europa, no Japão e nos Estados Unidos não está imune aos efeitos nocivos da globalização, e Chomsky prevê tremendas convulsões sociais nos próximos anos, já que as sociedades vivem em considerável turbulência. Segundo o autor, as conseqüências da política neoliberal será o aumento maciço das desigualdades socioeconômicas, uma maior privação dos povos e países mais pobres em todo o mundo, um terrível crescimento de desastres ecológicos, uma instabilidade econômica global e certamente uma abastança sem precedentes para os ricos e poderosos. (http://www.skoob.com.br/livro/7164)

NOAM CHOMSKY - Os Caminhos do Poder: Reflexões Sobre a Natureza Humana e a Ordem Social.


REVISTA SUPERINTERESSANTE - Especial Todas as Guerras do Mundo.
PAT ROY MOONEY - O Século 21: Erosão, Transformação Tecnológica e Concentração do Poder Empresarial.
PLÍNIO ARRUDA SAMPAIO (Org.) - Desafios da Luta Pelo Socialismo.
RICHARD GOTT - À Sombra do Libertador: Hugo Chávez Frias e a Transformação da Venezuela.
ALAIN GRESH - Israel, Palestina: Verdades sobre um conflito.
Este livro nasceu da indignação, mas também da vontade de compreender. Em escassos meses, todos os esforços de paz no Médio Oriente, nascidos com o histórico aperto de mão entre Yasser Arafat e Itzhak Rabin em 1993, afundaram-se. A segunda Intifada reflecte os limites dos acordos assinados. Teremos de nos resignar a estas oscilações? Não será possível um discurso laico capaz de ultrapassar estas divisões? O conflito israelo-palestiniano tem uma longa história: do nascimento do sionismo í guerra de 1948 e í criação de Israel; da resistência dos palestinianos í sua transformação em refugiados e í criação da OLP; da guerra de 1967 í paz de Oslo, há milhares de episódios de que é necessário conhecer o encadeamento. Mas não basta este indispensável relembrar dos factos. Convém inseri-los num quadro de análise que lhes dê um sentido universal. Porque será que o que é válido para a ex- Jugoslávia ou para a África do Sul não o é para a Palestina e Israel? Será que a Terra Santa nos faz perder o norte? Tentemos utilizar, para compreender este "complexo Oriente", a bússola da razão humana. (http://www.skoob.com.br/livro/77504-israel-palestina-verdades-sobre-um-con)

SUN TZU - A Arte da Guerra.
"A Arte da Guerra", de Sun Tzu, escrito no século IV a. C., é um dos mais sábios e importantes tratados de estratégia militar. O texto aplica-se à competição e ao conflito geral, em todos os níveis. Sua meta é a invencibilidade, a vitória sem luta (http://www.skoob.com.br/livro/40-a-arte-da-guerra)

FERNAND BRAUDEL - A Dinâmica do Capitalismo.
http://www.4shared.com/document/r3UAzhzR/BRAUDEL_Fernand_-_Dinmica_do_C.html
Este pequeno volume reproduz o texto de três conferências nproferidas na Universidade de Johns Hopkins nos Estados unidos, em 1977. O texto foi traduzido para o inglês sob o título Afterthoughts on Material Civilizations and Capitalism, depois em italiano: La Dinamica Del Capitalismo. A presente edição não introduz nenhuma correção no texto inicial que, cumpre advertir o leitor, é anterior à publicação do livro Civilisation matérielle, Économie et Capitalisme, em 1979, pela editora Armand Colin.(http://www.skoob.com.br/livro/72093-a-dinamica-do-capitalismo)

ERIC HOBSBAWM - A Era das Revoluções 1789-1848.
http://www.4shared.com/document/rDok7-0J/HOBSBAWM_Eric_-_A_era_das_revo.html
Hobsbawn mostra, neste livro, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial inglesa abriram o caminho para a renascença das ciências, da filosofia, da religião e das artes; mas não conseguiram resolver os impasses criados pelas fortes contradições sociais, que transformaram este período numa conturbada fase de movimentos revolucionários. (http://www.skoob.com.br/livro/4809)

ERIC HOBSBAWM - Nações e Nacionalismo Desde 1780.
http://www.4shared.com/document/op9Dv6zA/HOBSBAWM_Eric_-_Naes_e_Naciona.html
"suponha-se que um dia, após uma guerra nuclear, um historiador intergaláctico pouse em um planeta então morto para inquirir sobre as causas da pequena e remota catástrofe registrada pelos sensores de sua galáxia... Após alguns estudos, nosso observador conclui que os últimos dois séculos da história humana do planeta Terra são incompreensíveis sem o entendimento do termo nação e do vocabulário que dele deriva".
Apesar desse papel central, se todos temos a sensação de saber o que é uma nação, perdemos a desenvoltura quando temos que explicar do que se trata exatamente. Neste livro, Hobsbawm não somente discerne a transcendência do tema, como tem sido o pensador contemporâneo que mais tem contribuído para a compreensão dos conceitos de nação, de nacionalidade e de nacionalismo. (
http://www.skoob.com.br/livro/14540-nacoes-e-nacionalismo-desde-1780).

Tanto em seus êxitos quanto em seus fracassos e incertezas, a experiência norte-americana interessa à humanidade inteira. Esse povo, cuja originalidade consistia em não ter história, todo ele empenhado na aventura da valorização de seu solo e que voltava as costas ao resto do mundo, é hoje solidário, queira ou não, com todo o planeta. Por sua diplomacia e seu poderio militar, é a garantia de liberdade para numerosos países. Por seus capitais e sua economia, toda recessão nos Estados Unidos tem repercussões imediatas sobre a saúde da economia mundial e toda a retomada da expansão acarreta um reerguimento geral. (http://www.skoob.com.br/livro/82716-historia-dos-estados-unidos)

PATRÍCIA MAGALHÃES FERREIRA - Conflitos em África Guerras do Esquecimento: Causas e Natureza dos Conflitos na África Subsaariana.
http://www.4shared.com/document/L7uJJt7T/FERREIRA_Patrcia_Magalhes_-_Co.html


A tese de doutoramento sobre a economia colonial, defendida na Sorbonne em 1948, e o primeiro ensaio sobre a economia brasileira contemporânea, escrito no ano seguinte, são o ponto de partida do livro mais conhecido de Celso Furtado, publicado em 1959: Formação Econômica do Brasil. Quando o escreveu, na Inglaterra, Furtado imaginava explicar o Brasil para os estrangeiros. Acabou explicando para os brasileiros. Formação Econômica do Brasil chega, neste lançamento da Companhia das Letras, à 34ª edição, e está traduzido em nove línguas, entre elas romeno, chinês e japonês. O livro que se tornou um marco na historiografia econômica brasileira por pouco não existiria: o manuscrito enviado de Cambridge para a editora brasileira extraviou-se. Por sorte, o microfilme feito de última hora num equipamento precário pôde ser projetado: as quase trezentas páginas escritas à mão foram datilografadas, dessa vez com cópia. Formação Econômica do Brasil apóia-se numa visão derivada tanto da história como da economia. A combinação do método histórico com a análise econômica era, na época, uma novidade. Pela primeira vez, alguém no Brasil fazia historiografia econômica tendo uma sólida formação de economista. O texto se inicia com a análise da ocupação do território brasileiro, comparada também com as colônias do hemisfério norte e das Antilhas. Seguem-se os ciclos do açúcar, da pecuária, do ouro, a ascensão da economia cafeeira, e, no século XX, a crise da cafeicultura e a industrialização, cuja especificidade o autor trata com excepcional clareza. Em paralelo aos cinco séculos de história econômica, Celso Furtado estuda a evolução da mão-de-obra no Brasil, desde a escravidão até o trabalho assalariado, o dos imigrantes europeus e dos migrantes internos. Na conclusão, aponta os dois desafios a serem enfrentados até o fim do século XX, que guardam plena atualidade: completar a industrialização do país e deter o processo das disparidades regionais. (http://www.skoob.com.br/livro/8006-formacao-economica-do-brasil)

Poucos livros contribuíram de maneira tão decisiva para a compreensão em profundidade das grandes questões nacionais quanto História Econômica do Brasil, de Caio Prado Jr. Produto de um esforço precursor de interpretação da história brasileira sob um ponto de vista marxista, ele inaugurou uma nova etapa da vida intelectual do país. Hoje, passados quase cinqüenta anos de sua primeira edição, História Econômica do Brasil – que recebeu uma versão atualizada em 1970 – continua a ser um livro indispensável para o entendimento das características estruturais da sociedade brasileira, dos dilemas que herdamos do passado e dos possíveis caminhos de sua superação. (http://www.skoob.com.br/livro/12742-historia-economica-do-brasil)

EDWARD SAID - Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente.
http://www.4shared.com/document/LnEroXMi/SAID_Edward_W_-_Orientalismo.html
Neste livro de 1978, Edward W. Said mostra que o Oriente não é um nome geográfico entre outros, mas uma invenção cultural e política do Ocidente que reúne as várias civilizações a leste da Europa sob o mesmo signo do exotismo e da inferioridade. Recorrendo a fontes e textos diversos - descrições de viagens, tratados filológicos, poemas e peças, teses e gramáticas -, Said mostra os vínculos estreitos que uniram a construção dos impérios e a acumulação de um fantástico e problemático acervo de saberes e certezas européias. A investigação da origem e dos caminhos do Orientalismo como disciplina acadêmica, gosto literário e mentalidade dominadora, vai e volta do século XVIII aos dias de hoje, das traduções das Mil e uma noites à construção do canal de Suez, das viagens de Flaubert e Lawrence da Arábia às aventuras guerreiras de Napoleão no Egito ou dos Estados Unidos no golfo Pérsico. (http://www.skoob.com.br/livro/8639)

JORGE KAJURU - Dossiê K: Uma História de Corrupção e Truculência
http://www.4shared.com/document/8dNLCYlC/Dossi_K_-_Uma_Histria_de_Corru.html
Conta a história da perseguição das oligarquias goianas sobre a Rádio K, liderada por Kajuru, que denunciou uma série de irregularidades nos governos PMDB e PSDB em Goiás.


ANTENOR BATISTA - Corrupção no Brasil: Repensando a Ética.
http://www.4shared.com/document/FgKL_W7e/Antenor_Batista_-_Corrupo_no_B.html

OUVÍDIO MOTA PEIXOTO - MST, Mídia e Inclusão Social.
http://www.4shared.com/document/vkzgN9Zo/PEIXOTO_Ovdio_Mota_MST_Mdia_e_.html

Minha Luta foi escrito quando Hitler se encontrava preso por uma tentativa frustrada de golpe. Como ele mesmo disse a intenção da obra era expor a ideologia do Partido Nacional Socialista. Foi escrita em 1924 e continha em gérmen tudo o que o Nazismo viria a realizar quando tomasse o poder.  http://www.skoob.com.br/livro/1074-minha-luta


NORBERTO BOBBIO - Sociedade e Estado na Filosofia Politica Moderna.
http://www.4shared.com/document/r4PToXTi/Norberto_Bobbio_-_Sociedade_e_.html