03 outubro 2011

Curiosidade: Terremoto no Brasil?


Terremoto mata criança e fere seis em Minas

Publicado em 10 de dezembro de 2007 

O terremoto começou à 0h05, durou cerca de 15 segundos e atingiu 4,9 pontos na escala Richter, causando estragos
Belo Horizonte. Uma menina de cinco anos se tornou hoje a primeira vítima fatal de um terremoto no Brasil. O tremor, que aconteceu no vilarejo rural de Caraíbas, na cidade de Itacarambi (662 km ao norte de Belo Horizonte), em MG, deixou outras seis pessoas feridas - duas em estado grave, segundo o governo de Minas Gerais.

De acordo com o Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), o terremoto começou à 0h05, durou cerca de 15 segundos e atingiu 4,9 pontos na escala Richter.

Todas as construções da comunidade tiveram algum tipo de avaria, sendo que seis casas ficaram totalmente destruídas e 69 foram danificadas e foram evacuadas.

A menina Jesiane Oliveira da Silva dormia numa cama com sua irmã gêmea quando o terremoto aconteceu. A parede do quarto onde elas estavam desabou sobre a cama. Jesiane morreu na hora. A irmã e um outro irmão dela que também estavam no quarto ficaram com diversos ferimentos.

Segundo o prefeito da localidade, José Ferreira de Paula (DEM), o cenário na comunidade de Caraíbas, formada por pequenos produtores rurais, era de ´tristeza e desespero´´.

´Nenhuma das 75 casas da comunidade ficou inteira. Naquelas que não ficaram destruídas, pelo menos o telhado ou uma parede desabou. As pessoas estavam chorando, havia um descontrole total. ´´, disse .

Ele informou que nove caminhões foram enviados para Caraíbas para retirar os cerca de 400 moradores.

De acordo com o geólogo Cristiano Chimpliganond, da UNB, o tremor deve estar relacionado à movimentação de uma falha geológica -espécie de rachadura na placa tectônica- localizada justamente sob a comunidade de Caraíbas. Esta rachadura teria entre 2 Km e 3 Km de extensão e ficaria a cerca de 5 km de profundidade.

Em outubro, o Observatório Sismológico instalou no local seis sismógrafos com o objetivo de estudar o fenômeno. Desde então, pelo menos 20 tremores foram registrados pelos aparelhos, com intensidade média de 2 pontos na escala Richter. Os moradores sentiram 15 deles. O abalo está entre os 15 maiores tremores brasileiro. O maior tremor já registrado no Brasil, de acordo com Barros, foi de 6,2 pontos na escala Richter em 1955, no norte do Mato Grosso.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário